quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ABERRAÇÃO HERÁLDICA

Desde o ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto e colonizado pelos portugueses, que a heráldica também entrou neste país (colônia na época) existindo como heráldica nas regras de Portugal.
A Heráldica (ou armaria ou parassematografia) é a arte de formar e descrever o brasão de armas, que é um conjunto de peças, figuras e ornatos dispostos no campo de um escudo e/ou fora dele, e que representam as armas de uma nação, país, estado, cidade, de um soberano, de uma família, de um indivíduo, de uma corporação ou associação.
Ao ato de desenhar um brasão dá-se o nome de brasonar. Para termos a certeza de que os heraldistas, após a leitura das descrições, estão a brasonar corretamente, criando brasões precisos e semelhantes entre si, a arte de brasonar segue uma série de regras mais ou menos estritas.
Portanto, no Brasil, pela escassez de livros e institutos heráldicos e desconhecimento científico de designers e desenhistas encontramos várias aberrações, que, em hipótese nenhuma  seriam acuradas pelas leis que regem a heráldica e a vexilologia.


Vejamos um exemplo:
BRASÃO DO MUNICÍPIO DE MANAUS   X  BRASÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE MANAUS




O QUE PODEMOS ANALISAR?


DO BRASÃO MUNICIPAL:
1º ausência de coroa mural ( a coroa mural é uma peça usada, exclusivamente, nos brasões de domínio e ou domicílio, e tem a função da representatividade de toda evolução político-administrativa das comunidades).
Sua representatividade é a seguinte: coroa mural de 3 torres é para aldeias; 4 torres para vilas, e 5 torres para cidades (todas em prata). As coroas de 5 torres em ouro são privativas de cidades capital de Estado.


DO BRASÃO DA GUARDA:
Por ser um brasão de guarda municipal, jamais poderia ter uma coroa mural.


A MAIOR ABERRAÇÃO:
Para piorar, além do brasão municipal não conter coroa mural, ainda colocaram o brasão municipal errado dentro do brasão errado da guarda municipal. 
Onde vamos parar?


No brasão não existe nem o topônimo (nome da localidade). Manaus!


ou seja: Seria mais fácil dizer que o brasão do município é o da guarda e o da guarda é o do município.


VAI ENTENDER!!??!?!?!?!?!?!?!?!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário