quinta-feira, 15 de julho de 2010

AS COROAS MURAIS


Na cultura helenista, uma coroa mural identificava a deusa Tique, a encarnação da fortuna de uma cidade, conhecida pelos romanos comoFortuna. A coroa mural se tornou uma antiga condecoração militar romana, que mais tarde se tornou elemento heráldico.
corona muralis (latim para "coroa mural") romana utilizada na antiguidade era uma coroa dourada ou um círculo de ouro entregue ao primeiro soldado que que escalasse o muro ou fortaleza e colocasse o estandarte na cidade invadida. A coroa mural romana era feita de ouro, e decorada com torreões, como é encontrada na versão heráldica. Sendo uma das mais altas condecorações militares, ele não era entregue ao reivindicador sem antes passar por uma rigorosa investigação.



O termo também é utilizado na heráldica para denotar a coroa modelada na forma de torres de castelos, geralmente utilizada para explicitar a autonomia de uma cidade. De acorco com O. Neubecker, a coroa mural passou a ser utilizada como símbolo heráldico de cidades autônomas a partir do século XVIII

No sistema heráldico, atualmente, as torres podem ser abertas e a fachada é geralmente composta no estilo de pedras. As cores são dourada ou prateada. O número de torres é geralmente três para aldeias, quatro para vilas, e cinco para cidade. Quanto ao uso da cor o correto é coroa mural de 5 torres em prata (branco) para cidades e coroa mural de 5 torres em ouro (amarelo) para cidades capital de Estado.
 EXEMPLOS DE COROA MURAL:




Coroa mural de cinco torres de ouro, privativa de Lisboa, indicando município com sede na cidade capital

Coroa mural de cinco torres de prata, indicando município com sede em cidade. Como a lei não define um modelo de torre específico das freguesias com sede em cidade, na prática, este tipo de torre é usado, também para este fim.

Coroa mural de quatro torres de prata, indicando município com sede em vila

Coroa mural de três torres de prata, indicando freguesia com sede em povoação/vila. Na prática, também aplicada às freguesias urbanas de certas cidades.