quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CURIOSIDADES SOBRE AS BANDEIRAS

Curiosidades sobre as bandeiras

As bandeiras já eram usadas por povos antigos. Mas é bom dizer que as bandeiras de pano não foram os primeiros tipos carregados pelos homens. Antes delas, os símbolos eram esculpidos na ponta de mastros de madeira ou metal. Um dos exemplares mais antigos que se tem conhecimento é uma bandeira de metal iraniana, que teria sido datada de 3.000 anos antes de Cristo.


  • No Egito antigo, existiam bandeiras que pareciam abanadores. Eles eram presos em mastros, carregados na mão ou fixados nas bigas. Era comum aparecerem imagens de animais que possuíam caráter religioso e personificavam divindades, como o boi e o gato. Os assírios levavam em suas batalhas dois tipos de estandartes: um com as figuras de um arqueiro montado num touro; e o outro com as imagens de dois touros. Esses estandartes eram carregados pelos cocheiros.
  • Em Roma, o uso de estandartes foi bastante difundido e cada unidade do Exército tinha o seu. Foram os próprios romanos que criaram a primeira bandeira de tecido no mundo ocidental: o vexilo, que ficava num mastro horizontal. Todos os estandartes militares romanos tinham emblemas e insígnias como retratos do imperador, coroas de ouro e coroas de louro. Dizia-se que estas ilustrações teriam poderes místicos. Havia o desenho de uma mão, que servia para afastar o mau-olhado.
  • A bandeira do guerreiro mongol Gêngis Khan, tinha quase 3 metros de altura e era carregada sobre um carro puxado por quatro cavalos. Suas bordas tinham farpas e o desenho de um falcão ilustrava o centro. As bandeiras presas a um mastro vertical surgiram na China e foram levadas para o Ocidente pelos árabes. Todas eram de tecido liso e tinham a forma de abanador ou de estandarte.
  • Os desenhos começaram a ser usados na época das Cruzadas, quando os cristãos adotaram o símbolo da cruz e os muçulmanos, inscrições. Na América, nesta mesma época, os mexicanos criaram bandeiras de penas e os astecas tinham bandeiras penduradas às costas de seus guerreiros. Na Idade Média, as bandeiras começaram a representar reinos ou regiões.
500 anos de bandeira brasileira

  • O Brasil já teve outras doze bandeiras diferentes. Bem, na verdade, a gente costuma contar também as bandeiras portuguesas que foram hasteadas por aqui desde que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500. Se fôssemos contar só as bandeiras do Brasil após a proclamação da Independência, em 1822, teríamos apenas três. Conheça um pouquinho a história de cada bandeira:
  • Ordem de Cristo
    A primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo. A Ordem de Cristo era uma associação rica e poderosa, que patrocinou as grandes navegações portuguesas. A cruz de Cristo estava pintada nas velas da frota de Pedro Álvares Cabral e o estandarte da Ordem esteve presente no descobrimento de nossa terra, participando das duas primeiras missas.
  • Bandeira Real (1500 - 1521)
    A bandeira do Primeiro Reino de Portugal, também usada nos barcos da esquadra de Pedro Álvares Cabral, participou de todos os acontecimentos importantes havidos em nossa terra até 1521. Foi a primeira vez que apareceu o escudo de Portugal.
  • Bandeira de D. João III (1521-1616)
    Bandeira de Portugal usada durante o reinado de Dom João III, o "Colonizador". Tomou parte em importantes fatos de nossa história, como as expedições exploradoras e colonizadoras, a instituição do Governo Geral na Bahia em 1549 e a posterior divisão do Brasil
    em dois Governos, um com sede no Norte e outro com sede no Sul.
  • Bandeira do Domínio Espanhol (1616-1640)
    Bandeira portuguesa usada na ocupação espanhola. Foi criada por Felipe II, da Espanha, em 1616. Deveria ser hasteada em Portugal e suas colônias. Assistiu às invasões holandesas no Nordeste e ao início da expansão bandeirante, propiciada, em parte, pela União Ibérica.
  • Bandeira da Restauração (1640-1683)
    Também conhecida como "Bandeira de D. João IV", foi instituída logo após o fim do domínio espanhol. A idéia era caracterizar o ressurgimento do Reino Lusitano sob a Casa de Bragança. O fato mais importante que presidiu foi a expulsão dos holandeses do território brasileiro. A orla azul alia à idéia de Pátria o culto de Nossa Senhora da Conceição, que passou a ser a Padroeira de Portugal, no ano de 1646.
  • Bandeira do Principado do Brasil (1645-1816)
    Esta foi a primeira bandeira criada especialmente para o Brasil. D João IV conferiu a seu filho Teodósio o título de "Príncipe do Brasil".
  • Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683-1706)
    Esta bandeira foi usada no auge das expedições dos bandeirantes. É interessante atentar para a inclusão do campo em verde (retângulo), que voltaria a surgir na Bandeira Imperial e foi conservado na bandeira atual, adotada pela República.
  • Bandeira Real Século XVII (1600-1700)
    Ela foi usada como símbolo oficial do Reino, ao lado de outros três pavilhões já citados — a Bandeira da restauração, a do Principado do Brasil e a Bandeira de D. Pedro II, de Portugal.
  • Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816-1821)
    Criada em razão da elevação do Brasil à categoria de Reino, em 1815. O Brasil está representando nessa bandeira pela esfera de ouro, em campo azul.
  • Bandeira do Regime Constitucional (1821-1822)
    A Revolução do Porto, de 1820, fez prevalecer em Portugal os ideais liberais da Revolução Francesa, abolindo a monarquia absoluta e instituindo o regime constitucional, cujo pavilhão foi criado em 21 de agosto de 1821. Foi a última bandeira lusitana a tremular no Brasil.
  • Bandeira Imperial do Brasil (1822-1889)
    Criada por um decreto de 18 de setembro de 1822, logo após a independência, esta bandeira era composta de um retângulo verde e nele, inscrito, um losango ouro, ficando no centro deste o Escudo de Armas do Brasil.
  • Bandeira Provisória da República (15 a 19 Novembro 1889)
    A bandeira republicana, que copiava a norte-americana, teve uma vida curtíssima: apenas quatro dias. Foi hasteada na redação do jornal A Cidade do Rio, após a proclamação da República, e no navio "Alagoas", que conduziu a família imperial ao exílio.
  • Bandeira Nacional (1889)
    A atual bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase "Ordem e Progresso", escrita
    em verde. A bandeira brasileira começou a ser usada no dia 19 de novembro de 1889. Por isso, nessa data comemora-se o Dia da Bandeira.


Como hastear a bandeira

  Todos os dias, a bandeira precisa ser hasteada no palácio da Presidência da República e na residência do presidente; nos ministérios; no Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal; nos tribunais superiores e federais; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; nas missões diplomáticas, em delegações com organismos internacionais e repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira; e em unidades da Marinha Mercante.
  O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas, tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.
  Como símbolo da pátria, a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Ela tem 20 metros por 14,3 metros é a maior bandeira brasileira. Ao ser substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada.
  Nenhuma bandeira de outra nação pode ser hasteada no país sem que haja ao seu lado direito, de igual tamanho e em posição de destaque, a Bandeira Nacional. A exceção são as embaixadas e os consulados.
  Nas escolas, durante o ano letivo, é obrigatório o hasteamento da bandeira pelo menos uma vez por semana.
  Em recintos fechados, a bandeira brasileira deve ficar num mastro, à direita da mesa, ou desfraldada, acima da cabeça do presidente da sessão.
  A bandeira em mau estado deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no Dia da Bandeira.