segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BRASÃO DE OURO PRETO

ERROS COMUNS EM BRASÕES DE CIDADES MINEIRAS


A ciência heráldica é a ciência que estuda os brasões de armas e seus congêneres. Totalmente desconhecida no Brasil, ou, se me permitem, desconsiderada no Brasil, tem sido de pouco uso e suas regras são cada vez mais descumpridas.

Vejamos o caso do brasão da famosa cidade mineira Ouro Preto (Patrimônio Histórico da Humanidade).

Pelas leis heráldicas, a coroa mural, coroa acima do escudo, conhecidade também como coroa murae, tem como origem de seu simbolismo os castelos medievais da Idade Média. Todos as comunidades erão muradas, eram contornadas por muros, que no caso, marcavam os limites de suas terras.
Sua representação básica porém, é a evolução político-adminitrativa das cidades.
Assim é a regra quanto à coroa mural:
Coroa mural de 3 torres é para aldeias;
coroa mural de 4 torres é para vilas;
coroa mural de 5 torres é para cidades.
Quanto á coroa de 5 torres, ela ainda tem a seguinte divisão:
coroa mural de 5 torres em prata é para cidades e coroa mural de 5 torres em ouro é privativa de cidade capital de Estado.
No entanto, o brasão de Ouro Preto, além de usar a coroa que o representa como 'ALDEIA", a cor ouro NÃO existe para coroa mural de 3 torres.
O brasão de Ouro Preto teria que ostentar uma coroa mural de prata (argente) de cinco torres.
Para muitos aqui no Brasil esse erro não faz diferença, mas, na Europa (berço da ciência heráldica), Ouro Preto não passa de uma aldeia e, os heráldistas brasileiros não sabem da lei básica dos brasões de domínio (ou domicílio) pois usam a cor nobre ouro em um brasão de uma aldeia.



O BRASÃO DE OURO PRETO


O atual brasão da cidade foi concedido a Vila Rica por D. João V, quando a erigiu em vila, em 1711. Reproduz graficamente a topografia da vila, ou seja, três morros –Cabeças, Santa Quitéria (Praça Tiradentes) e Alto da Cruz e dois vales – Antônio Dias e Pilar do Ouro Preto. O listel Pretisum aurum nigrum(Precioso áureo e negro) refere-se à cor escura do ouro que ocorre na região e que deu origem ao nome da cidade. As datas de 1711 e 1789 referem-se respectivamente à fundação e à Inconfidência Mineira.

ANÁLISE TÉCNICA

Falhas heráldicas = 1
Nota = 6
Belíssimo brasão. Número reduzido de metais e esmaltes. Bela simetria
Composição harmoniosa, ícones bem definidos e bem delineados.

Falha heráldica = 1ª - Falha na Coroa Mural. A lei heráldica diz que as coroas murais são divididas em categorias: 3 torres aldeia; 4 torres vilas e 5 torres cidades. O brasão está com a definição de aldeia e não existe a cor ouro para coroa mural de três torres.

3 comentários:

  1. Realmente, o brasão de Ouro Preto é de aldeia, pois foi concebido em 1711, e assim deveria ser mantido em respeito à sua origem, embora a lei heráldica diga contrário. Entretanto, houve nele, recentemente, infeliz intervenção, pois foi substituída a divisa original "proetiosum tamen nigrum" por "Proetiosum aurum nigrum", sob pressão de pretensos defensores da igualdade racial. Entretanto, o mote, divisa ou dístico refere-se, sim a princípio filosófico e não a cor, etnia ou raça. Só em país com pouca ou nenhuma educação isso acontece.

    ResponderExcluir
  2. Um cabo da Polícia Militar ainda usa divisa de cabo mesmo sendo coronel, assim deveria ser mantido sua divisa de cabo em respeito à sua origem, embora a lei militar diga ao contrário. É dureza viu!!!

    ResponderExcluir
  3. Um cabo da Polícia Militar ainda usa divisa de cabo mesmo sendo coronel, assim deveria ser mantido sua divisa de cabo em respeito à sua origem, embora a lei militar diga ao contrário. É dureza viu!!!

    ResponderExcluir